Maio amarelo alerta para segurança no transito

11 de maio de 2016 - 20:10

Com o propósito de chamar a atenção para atitudes que na rotina do trânsito podem salvar vidas, a Secretaria da Saúde do Estado destaca nos espaços Chico Passeata e Rodolfo Teófilo, os de maior circulação interna,  a campanha do Governo do Estado “Seja você a mudança no trânsito. Respeite a vida”. É a Sesa integrada no Movimento Maio Amarelo , que no mundo todo quer alertar a população para os altos índices de mortes e feridos no trânsito.

No Espaço Chico Passeata o painel está temático, com cantores, humoristas e jogadores de futebol, em cartazes da campanha, sem cobrança de cachês,  mobilizam para mudanças de comportamento no trânsito. Um dos voluntários é o jogador  Corrêa, do Fortaleza. O recado dele na campanha é direto: “beber e dirigir é a bola mais fora que se pode dar. Seja consciente. E use sempre o cinto de segurança ou o capacete”.

alt

O uso do capacete é essencial. Reduz o risco de morte em até 40% e risco de sequelas em até 70%, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos principais focos da campanha e do Movimento Maio Amarelo é a prevenção de acidentes com motociclistas. No maior hospital de trauma no Ceará, o IJF, da rede pública municipal, entre janeiro e abril foram atendidos 3.613 motociclistas, aumento de 2% na comparação com o mesmo período de 2015.

O alerta também é para os pedestres e ciclistas. Nos cartazes da campanha  a mensagem vem da boca do cantor MC Gui: “pedestre também precisa ficar ligado na sinalização. Trânsito seguro é um dever de todos”. Sobre os ciclistas o recado quem manda é o cantor cearense Marcos: respeitar o espaço do outro é importante. Guarde sempre uma distância de 1 metro e meio ao ultrapassar um ciclista”.

alt

Para os motoristas apressadinhos, que costumam “trancar” e deixar o trânsito ainda mais estressante, a mensagem vem de uma dupla de cantores cearenses. Os irmãos Ítalo e Renno, também voluntários da campanha do Governo do Estado, através da Sesa e da Secretaria das Cidades, nos cartazes destacam que “no trânsito também é preciso respeitar a vez do outro. Dirija com responsabilidade”.  Os cantores Conde do Forró, que se somam na campanha as vozes da mudança no trânsito, acrescentam: “com respeito e paciência, o trânsito vai ficar show”.

Tema na escola

As ações no Maio Amarelo incluem ainda capacitações de professores para introdução do tema trânsito no currículo das escolas da rede estadual, informa Augediva Por Deus, técnica de segurança no trânsito da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa. Até esta terça-feira, 10, e desde a quarta-feira, 11 de maio, no hotel Romanos, em Messejana, estão sendo capacitados, numa parceria da Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria da Educação do Estado, Detran e Fundação Mapre. Inicialmente, são 40 professores que serão multiplicadores de 20 CREDES. Ao final de três meses 690 professores estarão capacitados para a introdução do tema trânsito no currículo das escolas da rede pública estadual.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara