Curso sobre fármacos atualiza profissionais do SAMU

27 de fevereiro de 2015 - 18:56

O Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), realiza neste sábado, 28 de fevereiro, a capacitação da segunda turma do Curso de Farmacologia Aplicada ao Pré-Hospitalar, que qualificará 200 profissionais de todo o Estado, em quatro turmas, até o dia 28 de março. O curso qualifica os profissionais do SAMU no preparo, manuseio, administração e interação das drogas utilizadas no atendimento pré-hospitalar, a fim de melhorar o atendimento ao paciente.

Com a realização do curso, o NEP objetiva alinhar e padronizar as práticas de atendimento pré-hospitalar com a troca de experiências e da participação dos profissionais do SAMU. O curso tem Carga horária de 8 horas e é ministrado aos sábados, com exposições dialogadas e estações práticas que abordam os cuidados de enfermagem com os fármacos no atendimento pré-hospitalar.

O SAMU 192 Ceará faz parte da rede de urgência e emergência do Ceará, formada ainda por 25 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) já em funcionamento em diferentes regiões e municípios cearenses. Com a nova rede, o governo do Estado assegura mais acesso aos serviços de saúde de dia e noite já que o SAMU e as UPAs não fecham nunca. Funcionam todos os dias, às 24 horas, inclusive aos feriados.

Em todo o ano de 2014, o SAMU 192 Ceará foi acionado 105.283 vezes, sendo 94.142 atendimentos pela base regional do Eusébio e 11.141 pela base regional de Juazeiro do Norte. Do total de acionamentos, 38,14%, 40.150 ligações, foram de efetivo atendimento com regulação médica e 20,62%, ou 21.711 acionamentos, eram trotes, ligações que ocupam o serviço e podem comprometer atendimentos de urgências médicas.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara