SAMU 192 Ceará começa a atender na Região de Iguatu

17 de setembro de 2014 - 14:36

A população de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Saboeiro e Quixelô a partir desta quinta-feira, 18 de setembro, terá o Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). O governo do Estado fará a entrega do SAMU 192 Ceará – Regional de Iguatu às 11h30min,  na sede do novo serviço de saúde, que fica na Rua Aurino de Sousa, 102, bairro Vila Coqueiro.  Os moradores dos 10 municípios passam a contar em casos de urgência com uma ambulância avançada, com UTI, e mais cinco ambulâncias básicas.

Com o SAMU 192 Ceará – Regional Iguatu, a população terá a segurança de um serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados. Contará com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por 7 médicos, 7 enfermeiros, 10 técnicos de enfermagem e 15 condutores. Os profissionais são preparados pelo SAMU 192 Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço. O prédio do SAMU 192 Ceará – Regional Iguatu foi cedido pela Prefeitura Municipal.

O SAMU presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o SAMU recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou UPAs e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro precoce.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)