Dois novos hospitais superam 1,6 milhão de atendimentos

23 de abril de 2014 - 13:22

Os dois primeiros hospitais públicos da rede estadual de saúde construídos no interior do Estado superaram, até março deste ano, a marca de 1,6 milhão de atendimentos. Foram 1.146.767 atendimentos no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, a partir de maio de 2011, e 461.673 atendimentos no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, desde maio de 2013, totalizando 1.608.440 atendimentos. O HRC assiste a população 1,5 milhão de habitantes dos 44 municípios da macrorregião do Cariri, formada pelas regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.

Francisco Eliésio Alcântara, no HRN, acompanhando da mulher Anita Costa

Já o HRN atende a população de 1,6 milhão de habitantes dos 55 municípios da macrorregião de saúde da região Norte do Ceará, integrada pelas regiões de saúde de Sobral, Acaraú, Tianguá, Crateús e Camocim. Entre os municípios atendidos, está Alcântaras, onde mora Francisco Eliésio, de 52 anos, e recebe atendimento no HRN. O agricultor foi submetido a uma laparotomia ( abertura da cavidade abdominal para a verificação de qual procedimento seria adotado). Ele teve 40% do cólon retirado através de uma colectomia, cirurgia de alta complexidade que consiste no tratamento de câncer do intestino grosso, com a realização de uma emenda entre as extremidades do  intestino que foi mantido.  Francisco Eliésio deixou a UTI na semana passada e já está se alimentando por via oral em substituição a nutrição parenteral.

Do total de atendimentos realizados no HRC, 135.716 foram de urgência e emergência, 18.021 atendimentos hospitalares, 17.779 ambulatoriais e 956.151 pelo serviço de apoio diagnóstico e terapêutico (SADT). O número de cirurgias até março de 2014 foi de 19.100. No HRN, foram realizados 45.307 atendimentos de urgência e emergência, 9.073 atendimentos hospitalares, 10.372 ambulatoriais e 391.250 pelo SADT. As cirurgias somaram 5.671 procedimentos até março. Além da população da macrorregião de saúde, o HRN também recebe pacientes residentes em Fortaleza encaminhados Central de Regulação do Estado para exames e cirurgias de alta complexidade.

Construído em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional do Cariri é o primeiro hospital público da rede estadual construído no interior do Ceará. Com 27.126,47 metros quadrados, o HRC tem 294 leitos. Desses, 174 são de enfermarias, 49 leitos na emergência, 28 no hospital-dia, 20 leitos na unidade de terapia intensiva adulto, 15 leitos na unidade de cuidados semi-intensivos, distribuídos em seis pavimentos. Fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo que liga Juazeiro aos municípios de Crato e Barbalha.

Também construído pelo Governo do Estado, o Hospital Regional Norte é o maior hospital do interior da região Nordeste, com 57.813,70 metros quadrados de área construída, 382 leitos.  Como hospital de média e alta complexidade, o HRN faz atendimento em diferentes especialidades, entre elas cirurgia neurológica, cirurgia geral, pediatria e radiologia. Fica na Rua John Sanford, 1.500, no bairro Junco, em Sobral. O governo do Estado está construindo o terceiro hospital regional. Fica em Quixeramobim e vai atender a população de todo o Sertão Central. Os hospitais regionais integram a nova rede de assistência à saúde construída pelo governo do Estado para ampliar, qualificar e facilitar o atendimento em diferentes regiões do Ceará.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara