104 municípios do Ceará já atendidos pelo SAMU 192

20 de março de 2014 - 16:17

Até 2007 apenas dois municípios do Ceará eram atendidos pelo Serviço Móvel de Urgência (SAMU 192). No governo Cid Gomes, foi implantado inicialmente o SAMU Polo I, que cobre 79 municípios da Região Metropolitana, Litoral Leste, Litoral Oeste, Maciço de Baturité, Vela do Jaguaribe e Sertão Central. Nesta  quinta-feira a cobertura aumentou para 104 municípios. O governador do Estado, Cid Gomes, e o secretário da saúde do estado, fizeram a entrega de 35 ambulâncias para mais 23 municípios. Desta vez para municípios da região do Cariri. “A previsão é de que até junho o SAMU seja universalizado em todos os 184 municípios, mas como disse o Ciro há um esforço para que até maio todos os cearenses tenham atendimento do serviço”, disse o governador.

alt

Ele destacou que ¨a universalização do SAMU é um dos pontos da nova rede de atendimento do Estado. Desde o início do nosso governo, criamos um norte, um objetivo. E se é pra sonhar, vamos sonhar grande, compartilhando essa meta com a população. E a meta não foi tacanha. Há sete anos estabelecemos que o Ceará teria a melhor rede de assistência à saúde do Brasil¨. O sonho era grande, porém factível e já virou realidade. Na nova rede de assistência que o governo do Estado está concluindo já tem 18 policlínicas regionais funcionando, com a população tendo acesso a consultas com especialistas e a exames complexos, além de quatro que estão em construção. Há 18 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) de portas abertas de dia, noite e madrugada para casos de urgência e emergência. Os 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais) planejados foram todos entregues à população e estão cuidando da saúde bucal da população. Dois hospitais regionais  foram construídos e estão atendendo os moradores das macrorregiões do Cariri e Norte. O terceiro está em construção em Quixeramobim para assistir  a população do Sertão Central em alta complexidade. O Hospital Regional Metropolitano está com o edital aberto.

alt

Com os avanços em todos os níveis de atenção, desde a básica, secundária e de alta complexidade, o secretário Ciro Gomes disse que ¨o Ceará pode afirmar categoricamente que o Estado tem a melhor rede de saúde do país, em função do espírito de compromisso público do governador¨. Afirmação reforçada pelo deputado federal João Ananias, que falou durante a solenidade em nome dos deputados: ¨essa nova rede de assistência, que orgulha todos nós cearenses, é decorrente do espírito inovador de Cid Gomes em investir na saúde¨. O prefeito de barbalha, que representou os prefeitos do Cariri, afirmou: o SAMU é de suma importância para Barbalha e toda a região porque é garantia de transporte sanitário e completa a estrutura de atendimento junto com as policlínicas, CEOs e hospitais que já funcionam na região¨. Ele informou que a base do SAMU em Barbalha, que recebeu duas ambulâncias, fica bem próxima da policlínica regional.

alt

O SAMU 192 integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias e o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção, pagamento formação dos profissionais e a aquisição de material médico hospitalar. Os municípios são responsáveis pelas bases de apoio onde ficam as ambulâncias. Com as 35 ambulâncias entregues, o Polo III do SAMU 192 vai operar com mais da metade da frota prevista, de 65 veículos, sendo nove UTIs móveis e 56 unidades básicas. A liberação das 30 ambulâncias restantes pelo Ministério da Saúde ocorrerá na proporção em que os municípios liberarem os imóveis que servem de base de apoio do serviço.

alt

Como transporte sanitário, o SAMU qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. O SAMU 192 também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

alt

Ver galeria de fotos

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara