Ambulâncias são mais um passo da melhor rede de saúde do país, afirma Cid

9 de dezembro de 2013 - 20:57

Na tarde desta segunda-feira, 9, o governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, no Palácio da Abolição, fizeram a entrega de 22 novas ambulâncias para ampliação da cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Ceará Polo I.  Com as novas ambulâncias, aumentou de 47 para 79 o número de municípios atendidos pelo SAMU Ceará Polo I. “As ambulâncias são um passo a mais no compromisso do governo do Estado de implantar a melhor rede de saúde pública do Brasil”, afirmou o governador. Ele disse que “a afirmativa não é para bagação, mas sim para que todos cobrem aquilo que é o direito dos cidadãos e dever do Estado”.

Cid Gomes falou que o governo do Estado está investindo, com a nova rede de saúde, em todos os níveis de atenção. Na atenção básica, ele lembrou da construção de 150 Unidades Básicas de Saúde da Família em 150 municípios, com recursos do Tesouro do Estado, no total de R$ 26,6 milhões. Todas já construídas. Destacou o reforço de profissionais que dois programas, o “Provab” e o “Mais Médicos”, do governo federal, estão dando na cobertura do Saúde da Família: “em 10 meses mais de mil médicos já chegaram no interior. Hoje estamos com média de cobertura do PSF de 70%. Queremos atingir os 100% de cobertura”.

Na atenção secundária, o governador falou das policlínicas regionais, com 15 já inauguradas em diferentes regiões do Ceará e mais sete estão sendo construídas, que ampliam o acesso a consultas com especialistas e a exames complexos. Ele informou que “em 2006 foram realizadas 9 mil mamografias no Estado. Este ano, até o final de outubro, já foram feitas em todo o Ceará 130 mil mamografias, que significa que mais mulheres estão fazendo o exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama e aumentando as chances de cura”. Para regular e melhorar o acesso aos serviços de emergência, frisou a implantação de “cinturões de Unidades de Pronto Atendimento”. Nas seis UPAs construídas pelo governo do Estado em Fortaleza, com apoio do governo federal, e já em funcionamento, ele informou que foram realizados 947 mil atendimentos. Na atenção terciária, de alta complexidade, Cid Gomes destacou os hospitais nas macrorregiões, o Hospital Regional do Cariri, e o Hospital Regional Norte, já funcionando, eu Hospital e Maternidade do sertão Central, em construção.

Abrangência Polo I

AS 22 ambulâncias FORAM ENTREGUES aos municípios DE Canindé, Boa Viagem, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Pedra Branca, Russas, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaruana, Tabuleiro do Norte e Pereiro. Com a frota ampliada, o SAMU Ceará Polo 1 passa a dar cobertura aos municípios de 10 regiões de saúde da macrorregião de Fortaleza e parte da macrorregião do Sertão Central, dando cobertura a 2.928.885 habitantes dos 79 municípios, que representam 48,8% da população do interior do Estado.  A exceção é Fortaleza, que tem SAMU próprio. A universalização da cobertura promovida pela Secretaria da Saúde do Estado se completará com a implantação do Polo 2, com cobertura de 1.554.685 habitantes de 55 municípios da macrorregião de saúde de Sobral, e do Polo 3, no Cariri, com cobertura de 1.516.626 habitantes de 49 municípios, prevista para o primeiro bimestre do próximo ano, com a chegada das ambulâncias do Ministério da Saúde.

Transporte sanitário

O SAMU integra a Rede de Atenção às Urgências do Ceará. No funcionamento da rede, o Ministério da Saúde doa as ambulâncias, o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, faz a manutenção e pagamento e formação dos profissionais, e ainda aquisição de material médico hospitalar, e os municípios ajudam na manutenção das bases de apoio onde ficam as ambulâncias. O SAMU significa transporte sanitário, qualifica o atendimento na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento do SAMU é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios. Em casos de informações e reclamações os usuários devem ligar para o 0800 023 2233. A ligação é gratuita.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara