Profissionais do Ceará treinados para agir em situações de risco
20 de junho de 2013 - 17:35
A Secretaria da Saúde do Estado concluiu no final da manhã desta segunda-feira, 20 de junho, com aulas ministradas por oficiais da Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro, o Treinamento sobre Incidentes com Agentes QBRNE, que desde o dia 13 preparou profissionais de saúde e segurança do Ceará para atuar em situações de risco que envolvam agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos, conhecidos como os QBRNE, durante a Copa das Confederações, que acontece até 30 de junho e que ainda terá jogos em Fortaleza nos dias 23 e 27. Cem agentes de segurança, bombeiros, profissionais de saúde de emergências hospitalares e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foram treinados no auditório Waldir Arcoverde, da Sesa.
O treinamento está inserido nas ações de saúde para a Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA 2014. Além de Fortaleza, foi realizado no Rio de Janeiro e no Recife. Os participantes foram treinados para identificar os principais agentes QBRNE, uso de equipamentos de proteção individual, atendimento pré-hospitalar e hospitalar e manejo de pacientes vítimas de ataques. Participam do treinamento profissionais de saúde dos hospitais-retaguarda – Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital São José, Instituto Dr. José Frota (IJF) e Instituto do Câncer –, da Vigilância Sanitária, do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), além agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), bombeiros e Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).
Os profissionais de saúde e agentes de segurança treinados foram preparados para identificar os agentes QBRNE, avaliar cenas de crime, coletar provas, mitigar e desarmar dispositivos de dispersão e lidar com outros perigos potenciais relacionados a estes agentes e com diferentes e potenciais ameaças químicas, biológicas, radiológicas, nucleares e de explosivos que possam vir a enfrentar em grandes eventos.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara