Ceará realiza acolhimento de médicos do Provab dia 5

4 de março de 2013 - 19:37

O governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, receberão na terça-feira, 5 de março, às 9 horas, no Centro de Eventos do Ceará, os 698 médicos participantes da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que vão prestar serviços em 141 municípios do Estado. O Provab promove a qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas na periferia de grandes cidades, municípios do interior com populações carentes e de regiões remotas.

A alocação dos profissionais foi orientada pelas opções selecionadas pelo próprio médico e por critérios de preferência. Tiveram prioridade no processo os profissionais que se graduaram, obtiveram certificado de conclusão de curso ou revalidaram diploma em instituição de ensino localizada na unidade da federação a qual pertence o município, bem como os nascidos no estado. O segundo critério consistiu na data e horário da adesão, e o terceiro, na idade do profissional, tendo preferência a maior.

Durante o programa, os médicos farão também um curso de especialização com duração de 12 meses. Os profissionais atuarão nas equipes de Atenção Básica sob a supervisão de instituições de ensino superior e acompanhamento dos gestores locais, além de cursarem aulas teóricas ministradas em metodologia a distância, pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS).

Os médicos terão sua atuação supervisionada por universidades e hospitais de ensino credenciados pelo MEC. No Ceará, as instituições supervisoras são a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado.

A avaliação será realizada de três formas, pelo supervisor, que vale 50% da nota, 30% pelo gestor e pela equipe na qual ele atuará, e 20% por autoavaliação. Somente os médicos que cumprirem as atividades estabelecidas pelo programa e receberem nota mínima de sete terão pontuação adicional de 10% nos exames de residência médica, conforme resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Provab 2013 contará com 4.392 médicos em todo o Brasil. A região que contou com o maior número de municípios participantes foi a Nordeste (49%), onde 696 secretarias municipais de saúde receberão médicos do programa. Dentre os municípios participantes, cerca de 21% possuem população rural e pobreza elevada, e serão contemplados com 633 médicos. As periferias dos grandes centros (regiões metropolitanas) são as localidades que receberão mais profissionais (1.724), e correspondem a 20% dos municípios participantes. Outras regiões prioritárias que contarão com mais médicos são: população maior que 100 mil habitantes (434); intermediários (944); população rural e pobreza intermediária (617); e populações quilombola; indígena e dos assentamentos rurais (40).

Lista dos Municípios – Provab 2013
Abaiara Chorozinho Itatira Pedra Branca
Acarapé Coreaú Jaguaretama Pentecoste
Acaraú Crateús Jaguaribara Pindoretama
Alcântaras Crato Jaguaribe Pires Ferreira
Altaneira Cruz Jaguaruana Poranga
Alto Santo Farias Brito Jati Porteiras
Amontada Forquilha Jojoca de Jericoacoara Quiterianópolis
Apuiarés Fortaleza Juazeiro do Norte Quixadá
Aracati Fortim Jucá Quixelô
Aracoiaba Frecheirinha Lavras da Mangabeira Quixeramobim
Aratuba Graça Madalena Quixerê
Assaré Granja Maracanaú Redenção
Aurora Granjeiro Maranguape Saboeiro
Baixio Groaíras Martinópole Salitre
Banabuiú Guaiúba Massapê Santa Quitéria
Barbalha Guaraciaba do Norte Mauriti Santana do Acaraú
Barreira Hidrolândia Meruoca São Benedito
Barroquinha Horizonte Milagres São Gonçalo do Amarante
Baturité Ibaretama Missão Velha São João do Jaguaribe
Beberibe Ibiapina Mombaça São Luis do Curu
Bela Cruz Ibicuitinga Monselhor Tabosa Senador Pompeu
Brejo Santo Icapuí Morada Nova Senador Sá
Camocim Icó Morrinhos Sobral
Campos Sales Iguatu Mucambo Tabuleiro do Norte
Canindé Ipaporanga Mulungu Tarrafas
Capistrano Ipaumirim Nova Russas Tauá
Caridade Ipu Novo Oriente Tejuçuoca
Cariré Ipueiras Ocara Tianguá
Cariús Irauçuba Orós Trairi
Carnaubal Itaiçaba Pacajus Tururu
Cascavel Itaitinga Pacatuba Umari
Catarina Itapajé Pacoti Umirim
Caucaia Itapipoca Pacujá Uruburetama
Chaval Itapiúna Palmácia Várzea Alegre
Choró Itarema Paracuru Viçosa do Ceará

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira/ Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220/ 3101.5221 / 8733.8213)
Twitter: @SaudeCeara
Facebook: www.facebook.com/saudeceara