UPA 24h e leitos do Hospital da Polícia Militar para desafogar IJF

21 de março de 2012 - 12:06



A inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) em Fortaleza, na Praia do Futuro, nesta quinta-feira, 22 de março, e a disponibilização de leitos de retaguarda no Hospital da Polícia Militar, que tem 72 leitos, já no próximo mês de abril, são duas medidas da Secretaria da Saúde do Estado que contribuem para reduzir a lotação no Instituto Dr. José Frota (IJF). Foram confirmadas na reunião do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), na manhã desta terça-feira, 20 de março, que contou com a participação do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, representando o ministro Alexandre Padilha, do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, do superintendente do IJF, Messias Barbosa, além de representantes da Casa Civil da Presidência da República e da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.

O NAQH integra o S.O.S Emergências, uma ação estratégica do governo federal (em parceria com estados, municípios e gestores hospitalares), lançada em âmbito nacional em novembro de 2011, com o objetivo de qualificar a gestão e o atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra a Rede Saúde Toda Hora, que engloba o SAMU 192, UPAs 24 horas, Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e o programa Melhor em Casa. Com o repasse mensal de R$ 300 mil para custeio, o IJF abriu duas enfermarias, com 10 leitos cada uma, e firmou parcerias com duas unidades da rede privada, para onde são transferidos pacientes fora do perfil de alta complexidade do IJF. O Pronto Socorro do Acidentados recebe pacientes traumatológicos e o Hospital Fernandes Távora pacientes neurológicos.



Ainda na rede de urgência e emergência, o SAMU Ceará 192 vai expandir o Polo 1, que já cobre 50 municípios, para incorporar a Macrorregião de Saúde do Sertão Central, e deve implantar  este ano mais um dos três polos que irão cobrir todo o Estado até o final de 2013. Conforme adiantou o secretário Arruda Bastos, nas próximas semanas o governador Cid Gomes deve assinar a ordem de serviço para a construção do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, com 374 leitos e emergência. Em breve, também informou o secretário, o governador deve assinar a ordem de serviço para o início da construção do Hospital Regional Metropolitano, com 571 leitos e emergência.

Leia “Governador inaugura primeira UPA 24h da capital quinta-feira, 22”.