Primeiros socorros

Primeiros Socorros consistem em cuidados a serem realizados em situações de urgência e/ou emergência, com a finalidade de prevenção de danos e manutenção da vida até a chegada da assistência especializada. As situações mais comuns que requerem atendimentos de primeiros socorros são: parada cardiorrespiratória (PCR), obstrução de vias aéreas (engasgo), hemorragias, afogamento, queimaduras, choque elétrico, crise convulsiva, acidentes com animais peçonhentos e intoxicação. Qualquer pessoa poderá prestar os Primeiros Socorros, desde de que esteja previamente treinada.

Antes de realizar qualquer cuidado, atente para a segurança da cena, tenha cuidado para não colocar em risco a sua própria vida e a vida de outras pessoas que estejam envolvidas. É importante manter a calma para que as ações realizadas tenham bons resultados. Após avaliar a cena, peça ajuda! Se estiver acompanhado, solicite a outra pessoa que ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), basta ligar 192. Informe detalhes sobre a ocorrência (fato ocorrido, endereço, quantidade de pessoas envolvidas, gravidade das vítimas). Por telefone, o profissional de saúde dará algumas orientações. Adote os cuidados adequados, de acordo com o que a situação exige. Em casos que não necessitar de atendimento de emergência, a central de regulação médica dará orientações para que a vítima procure uma unidade de saúde mais próxima.

Parada cardiorrespiratória (PCR)

 

O que é parada cardiorrespiratória (PCR)?

A parada cardiorrespiratória é caracterizada pela interrupção repentina da função de bombeamento cardíaco. A PCR precisa de uma intervenção rápida, pois pode causar a morte se não for tratada.

 

Como reconhecer uma PCR?

A PCR pode ser reconhecida pela irresponsividade (a vítima não responde), falta de batimentos cardíacos e respiração fraca ou ausente. Pergunte a vítima: “Você está bem?”. Se a vítima não responder, chame por ajuda e ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará.

 

O que fazer enquanto aguardo o Samu 192 chegar?

Posicione a vítima de barriga para cima (decúbito dorsal) em uma superfície plana e rígida e inicie as compressões cardíacas.

 

Como devem ser feitas as compressões cardíacas?

Posicione-se ao lado do paciente e apoie uma mão sobre a outra na parte inferior do osso central do tórax (esterno). Aproveite o peso do seu próprio corpo para aplicar a compressão, tornando-a mais eficaz e menos cansativa do que se utilizada a força dos braços.

 

Atenção:
As compressões devem ser realizadas até a chegada dos profissionais de saúde. A pessoa que aplica as compressões deve ser revesada a cada 2 minutos para que as massagens cardíacas sejam efetivas até que chegue o socorro avançado.

 

As ventilações (respiração boca a boca) não são obrigatórias, podendo ser substituídas por massagem cardíaca intermitente, caso não haja material disponível para realizar as ventilações de forma efetiva e segura.

 

Queimaduras

 

O que são queimaduras?

São lesões traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos ou elétricos que danificam os tecidos corporais e acarretam a morte celular.

 

Como agir em casos de queimaduras?

É importante interromper o processo de queimadura, removendo roupas, adornos e próteses. Lave a região queimada com água fria por cerca de 15 minutos. Cubra a área queimada com um pano limpo e procure um pronto-socorro.

 

O que NÃO deve ser feito?

Não utilizar sacos de gelo, creme dental, borra de café ou outros materiais biológicos. Se houver formação de bolhas, não estourar.

 

Atenção:
Se a pessoa estiver com as roupas queimando, pegue uma toalha, um cobertor grosso ou mesmo um casaco, e abafe o fogo. Em casos de queimaduras elétricas, não toque na vítima e desligue a corrente elétrica.