Centrais de Regulação das Urgências


O Samu 192 Ceará possui, atualmente, três Centrais de Regulação das Urgências (CRU): a CRU Eusébio, regulando as Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central; a CRU Juazeiro do Norte, que regula a Região de Saúde do Cariri; e a CRU Sobral, atendendo à Região de Saúde de Sobral. Ao todo, são 121 Bases de Apoio e 167 unidades móveis, sendo três de resgate aeromédico, 30 Unidades de Suporte Avançado (USAs), 131 Unidades de Suporte Básico (USBs) e três motolâncias.

 

Todos os casos clínicos de urgência atendidos pelo Samu 192 são encaminhados para a Central de Regulação Médica, onde um profissional orienta o usuário sobre os primeiros socorros e envia, se necessário, ambulância de USB ou de USA com a equipe de saúde.

 

A atuação do Samu 192 nos casos de urgência clínica se dá no período pré-hospitalar, visando a contribuir para a redução do número de mortes e de sequelas em função do atraso no diagnóstico, terapêutico e do atendimento parcial e/ou inadequado. Pretende também auxiliar para a agilização na disponibilidade de recursos colocados à disposição do paciente, por meio da racionalização dos recursos para atendimento ao paciente, evitando, assim, desperdício decorrente do uso inadequado de meios, duplicação de atendimentos e retardo no tratamento.

 

Além disso, os usuários são orientados para utilizarem outros meios de emergência que não apenas os hospitalares, como as Unidades de Pronto Atendimentos 24 horas (UPAs 24h). O Samu 192 Ceará disponibiliza equipes treinadas e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis para o correto transporte de pacientes graves, otimizando o uso de ambulâncias hospitalares e ambulatoriais.

 

 

Dicas para quem liga 

 

– Em caso de acidente, verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguém está preso às ferragens;
– Ligue para o 192 e siga as orientações do médico regulador;
– Sinalize as vias com galhos de árvores e triângulo de sinalização;
– Em caso de acidente com motos, não toque nas vítimas nem retire o capacete;
– Não dê água aos acidentados.