Base do Samu 192 Ceará em Capistrano é entregue após reforma

3 de abril de 2023 - 11:30 # # # #

Assessoria de Comunicação Samu 192 Ceará
Texto/fotos: Fátima Holanda

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará e o município de Capistrano realizaram na tarde da última sexta-feira (31) a entrega da reforma da base satélite na cidade. Com melhorias estruturais, o equipamento recebeu nova pintura, reparos na estrutura, novos móveis e sistema de refrigeração.

“Somente através de uma parceria efetiva entre o Samu 192 Ceará e o município de Capistrano é que vamos conseguir levar um atendimento de melhor qualidade à população desta região”, afirmou Breno Novais, coordenador médico do Samu 192 Ceará. Durante a solenidade de entrega da base, o gestor agradeceu aos profissionais pelo trabalho realizado. Neste ano, a unidade atendeu 113 ocorrências entre atendimentos e transferências pré-hospitalares (APH).

Implantada no município em novembro de 2011, a base completa 12 anos de funcionamento neste ano e integra a Base Polo de Maracanaú. Além do município de Capistrano, outros oito municípios integram a base: Maracanaú, Aracoiaba, Guaiúba, Maranguape, Ocara, Pacatuba e Redenção.

“Estou muito feliz por poder fortalecer essa parceria com o Samu 192 Ceará. É um fortalecimento de um serviço que só funciona se os dois lados estiverem fazendo a sua parte”, ressaltou Júnior Saraiva, prefeito de Capistrano. “Estamos entregando uma Base totalmente revitalizada, com móveis e aparelhos de ar-condicionado novos. Isso é o mínimo que o município pode fazer para que os nossos profissionais possam ter mais dignidade para quando acionados prestarem serviço de excelência”. Durante a solenidade, o gestor municipal agradeceu ao Governador do Ceará, Elmano de Freitas, pela parceria com o município.

Cely Rodrigues, técnica de enfermagem do Samu 192 Ceará lotada em Capistrano, conta que é de infância o sonho de trabalhar no serviço. “É um trabalho que sempre quis realizar. Poder ter alcançado isso me dá um prazer enorme. É uma satisfação muito grande ser profissional do Samu 192 Ceará”, disse emocionada.

O evento contou com a presença da assessora técnica da Unidade de Operação, Qualidade e Segurança do Paciente, Lana Diniz; da gerente de Base de Maracanaú, Janete Rocha; da secretária de Saúde de Capistrano, Clarisse Santos; dos profissionais do Samu 192 Ceará e da secretaria municipal e de vereadores da região.

O Samu 192 Ceará tem gestão tripartite, onde engloba as três esferas, Governo Estadual, Governo Federal e municípios. O Governo Federal fornece as ambulâncias, já ao Estado cabe contratar os profissionais de saúde e garantir a manutenção da frota. Os municípios são responsáveis por disponibilizar as bases e garantir a manutenção do local.