Superintendente do Samu 192 Ceará participa de reunião com gestores da Aprece

13 de fevereiro de 2023 - 12:03 # # #

Texto/fotos: Fátima Holanda

O superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, Nilson Mendonça Filho, participou na manhã desta segunda-feira, 13, de reunião com o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro. O encontro ocorreu com o objetivo de alinhar as atividades em conjunto entre os dois órgãos.

“É importante estreitar os laços”, afirmou o superintendente. “Só iremos melhorar o Samu Ceará dando visibilidade para as prefeituras e compreendendo a dificuldade de cada gestão”, disse Mendonça.

Durante o encontro, o presidente da Aprece relembrou os desafios de redução da frota do Samu no primeiro semestre do ano passado, mas reconheceu o aprimoramento no trabalho do órgão. Atualmente, a frota já está restabelecida. “O trabalho do Samu 192 Ceará melhorou bastante e pode melhorar ainda mais com o alinhamento na parte da regulação, enfatizou”

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará completou 15 anos no dia 30 de janeiro deste ano, e como parte da comemoração. O Serviço funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde – formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem e socorristas. Para acionar o Samu, ligue 192. O Samu 192 Ceará possui a maior cobertura do Brasil, alcançando 183 dos 184 municípios cearenses.

Também participaram do encontro a assessora da Superintendência do Samu 192 Ceará, Sarah Mendes; o diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito Nascimento; a secretária executiva da Aprece, Jenine Macedo; e a coordenadora técnica da associação, Rafaelle Saraiva.

O Serviço é vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrado desde 2022 pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).